domingo, 20 de abril de 2008

Ganha quem chega a zero

Organizado por: Cristiane Chica - Coordenadora do Mathema - NUTEC

Objetivo:operações com números inteiros


Competências e habilidades:

Permitir uma familiaridade com as operações de adição e subtração de números negativos; leitura, interpretação e produção de textos matemáticos; utilização de conceitos matemáticos na resolução de situações-problema; utilização da linguagem matemática.
Idade/série recomendada:

a partir da 6a. série.
Organização da Classe:

Duplas
Material:

40 cartas numeradas de -10 a + 10 (duas de cada)
10 cartas com o sinal +
10 cartas com o sinal -
papel para registro
Regras:

As cartas com números são embaralhadas e organizadas numa pilha, viradas para baixo.
As cartas com sinais são embaralhadas e organizadas numa outra pilha, também viradas para baixo.
Na primeira rodada, cada jogador sorteia uma carta com número e outra com sinal e compõe um número. Por exemplo, se tirar -2 e um - , seu número será - (-2) = +2; o número +2 deve ser marcado numa folha.
Na rodada seguinte, o procedimento é o mesmo, mas o novo número deve ser adicionado ao anterior. No caso do exemplo acima, se o jogador tirar -3 e o sinal +, deve fazer: + 2 + (-3) = -1, que será o próximo total com o qual irá operar.
Após dez rodadas, ganha o jogador cujo total for mais próximo de zero.
Atenção professor:

Procure observar como os alunos realizam os registros no momento do jogo, pode ser que surjam escritas do tipo:
+ 2 - 3 = -1 + 4 = 3 + 4 = 7
Este tipo de registro pode levar a uma discussão a respeito do sinal da igualdade, através de questionamentos do tipo: "É verdade que +2 - 3 = 7?", "As escritas algébricas são equivalentes?". Trata de discutir o rigor necessário na escrita matemática que se difere da linguagem falada.Também é importante observar se os alunos registram - (-5), por exemplo ou direto + 5.A partir das observações realizadas procure incentivar os registros na dupla, permita que socializem as descobertas garantindo que todos se posicionem, promovendo a discussão. Neste momento, organize as idéias que surgiram
Encaminhamentos:

Utilize o jogo mais que uma vez, para que os alunos possam rever, ampliar e aprofundar os significados das noções matemáticas. O jogo deve permitir processos de reflexão sobre as noções trabalhadas. É fundamental que os alunos realizem uma produção de texto, destacando o que aprenderam com o jogo. Este texto servirá para você e seus alunos avaliarem o que sabem, onde ainda há dúvidas, quais investimentos são necessários fazer.
Para saber mais:

A atividade foi retirada do material: Ensinar e Aprender - Projeto de Correção de Fluxo (vol.2)Paraná - CENPEC, 1998 - autoras: Kátia S. Smole e Maria Ignez Diniz

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